7 provas de que o litoral do Piauí não tem nada de pequeno
Quem disse que no Piauí não dá praia, está muito enganado: o litoral piauense pode ser tímido, mas tem muita personalidade!
Por Giovanna Fontenelle | Edição: Ludmilla Balduino
Atualizado em 25 nov 2021, 14h04 - Publicado em 12 abr 2016, 17h50
Praia da Barra Grande, Piauí (/)
Continua após publicidade
Ah, Piauí… Terra da cajuína, filha do sol do Equador! O que o estado não tem de litoral, tem de beleza. O que o estado laca de investimento, tem em paisagens quase intocadas, de raiz. Um litoral pequeno, mas sem ser apertado, por conta da baixa procura e que proporciona contato íntimo com a natureza.
Aqueles mesmos ventos que batem com tanta força e fazem o sucesso do Rio Grande do Norte, também correm aqui e constroem cenários perfeitos para esportes aquáticos que dependem das correntes de ar. O bico do estado (ou a costa), além de ser procurada por aqueles que querem fugir de aglomeração, também é muito explorada por esportistas e até por alguns pequenos campeonatos de kitesurf e windsurf.
1/71. Praia de Barra Grande, Barra Grande Com certeza uma das mais bonitas do estado, a Praia da Barra Grande é um point para quem gosta de ecoturismo e de esportes. Sua posição é privilegiada pela Rota dos Ventos, sendo um dos destinos preferidos para aqueles que curtem praticar kitesurfe e velejar. Uma das atividades mais especiais da região é o eio de barco até a Ilha do Cavalo Marinho para a observação do animal Booking.com: veja os preços de hotéis para você se hospedar em Barra Grande, no Piauí(Flickr/creative commons/fred.lauletta)
2/72. Praia do Coqueiro, Luís Correia Uma antiga vila de pescadores, a Praia do Coqueiro é, hoje, uma das melhores praias piauienses para a prática de esportes aquáticos. Suas areias douradas são boas para relaxar e observar o mar transparente, morno e levemente agitado - por causa dos ventos da região -, sendo ideal para a prática do kitesurf. Durante a maré baixa, recifes se descortinam aqui e ali e é possível se esbanjar nas piscinas naturais concebidas. Apesar de roots, conta com infraestruturas, hotéis e restaurantes próximos Booking.com: veja os preços de hotéis para você se hospedar em Luís Correia, no Piauí(Dílson Duques)
3/73. Praia do Atalaia, Luís Correia Bares, restaurantes e hotéis proporcionam uma ótima infraestrutura para os turistas, mas a Praia de Atalaia não é só isso: ela ainda dispõe de águas calmas e ideais para ir com os amigos ou com a família só para relaxar... Não é à toa que ela é a mais frequentada por turistas na região inteira! Booking.com: veja os preços de hotéis para você se hospedar em Luís Correia, no Piauí(Flickr/creative commons/Otávio Nogueira)
5/75. Praia Carnaubinhas, Luís CorreiaO nome da praia se deve às carnaúbas, uma espécie de palmeira nordestina, que estão semicobertas pelas dunas e dominam o horizonte. O lugar é de difícil o e, por isso, deserto. Ideal para quem busca tranquilidade. Para visitar, o melhor é estar munido de um veículo com tração nas quatro rodas: as estradas de areia fofa podem fazer um carro sem tração atolar facilmenteBooking.com: veja os preços de hotéis para você se hospedar em Luís Correia, no Piauí(Dedoc Abril)
6/76. Praia Macapá, Luís CorreiaSeu areal de 200 metros e suas águas cristalinas formam um ambiente paradisíaco e desejável para aqueles que procuram boas ondas para a prática de esportes náuticos. Apesar disso, a praia não é muito conhecida, o que a torna um verdadeiro refúgio. De um lado mar e, na outra margem rio Camurupim, a Praia de Macapá assemelha-se a uma lagoa entre dunas de areia. Embora vazia, oferece uma das melhores culinárias da regiãoBooking.com: veja os preços de hotéis para você se hospedar em Luís Correia, no Piauí(Dedoc Abril)
7/77. Praia da Pedra do Sal, ParnaíbaSituada em uma ilha fluvial do Delta do Parnaíba - a qual atende pelo nome de Grande de Santa Isabel - a Praia da Pedra do Sal tem uma definição quase bipolar: ela se divide entre o lado “manso”, com ondas suaves e ideais para a pesca; e o lado “bravo”, o qual, como o nome sugere, é adorado por praticantes de esportes radicais, como o surf e a asa delta. Entre as duas, esta segunda é a mais frequentada pelos turistas. Mas este belo beira-mar também é conhecido por seu pôr do sol e pelo fenômeno do acúmulo de sal que, com o bater das ondas, se junta às formações rochosas da área e proporciona um espetáculo um tanto quanto espumosoBooking.com: veja os preços de hotéis para você se hospedar em Parnaíba, no Piauí(Flickr/creative commons/Otávio Nogueira)