Borgo del Vino, um pedacinho da Toscana na serra fluminense

Pizzaria em Areal, a 100 km do Rio, entrega gastronomia e cenários fantásticos da serra fluminense

Por Maurício Brum
22 Maio 2025, 14h00
borgo-del-vino-fachada
Itália na arquitetura e no cardápio (./Divulgação)
Continua após publicidade

Nas fotos e vídeos que viralizaram pela internet, parece até um pequeno vilarejo italiano onde você tem certeza que vai encontrar um bom vinho e uma excelente pizza no primeiro restaurante que entrar. Mas não é a Itália, e sim um espaço temático localizado em Areal, 45km ao norte de Petrópolis, na serra fluminense.

A Pizzeria del Borgo – o nome vem do nome do condomínio planejado onde se localiza, o Borgo del Vino – faz questão de reforçar a impressão que as imagens dão logo à primeira vista: anunciando-se como um pedacinho da Toscana a apenas 100 km da cidade do Rio de Janeiro, o restaurante se tornou uma opção tanto para quem viaja pela região serrana quanto para aqueles que desejam dar uma escapada romântica a partir da capital.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Borgo Del Vino (@pizzeriaborgodelvino)

Clássicos italianos são estrelas do menu

Ir ao Borgo del Vino é apostar em uma experiência que inclui também a paisagem. Além da arquitetura que remete a um agradável destino no mapa em forma de “bota”, o condomínio fica em uma localização privilegiada de onde se avista os morros ondulados da serra ao redor.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Borgo Del Vino (@pizzeriaborgodelvino)

Continua após a publicidade

Já no restaurante, o cardápio aposta nos clássicos italianos. Vale provar as sugestões do chef, como a pizza La Jasserend, que leva presunto de parma, grana padano, pesto de manjericão, mozzarella e molho de tomate. De entrada, carpaccio, burrata ou bruschetta. Para harmonizar, uma bem equipada adega guarda rótulos italianos, ses, espanhóis, portugueses, argentinos, chilenos e brasileiros.

Apesar da pizzaria ser o ponto forte da casa, o Borgo também é procurado para café da manhã e brunch – dá até para fazer um programa de dia inteiro aos finais de semana (lembre-se de reservar).

Enquanto o sol ainda brilha no céu, os panini são as estrelas do cardápio. Para uma experiência mais completa, a dica é pegar um cestino, uma cesta de pães com opções de charcuteria, queijos, frutas, ovos mexidos, sucos e café.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Borgo Del Vino (@pizzeriaborgodelvino)

Continua após a publicidade

Como visitar

O restaurante atende apenas com reservas, que podem ser feitas online. É cobrada uma taxa de R$ 150 para garantir a reserva, que é devolvida automaticamente em caso de chuva se o lugar agendado fica na área externa. Vale ficar atento: quando efetivamente cobrado, o valor não é utilizado como consumação, sendo estornado só depois, em até 60 dias após a reserva.

borgo-del-vino-externa
Área externa é opção romântica para curtir a paisagem (./Divulgação)

De sexta a domingo, a Pizzeria del Borgo atende com café da manhã das 9h às 11h e com brunch das 11h30 às 14h. Já para o jantar, o horário de funcionamento é das 16h às 22h na quarta, quinta e domingo, e das 16h às 23h às sextas, sábados e feriados.

Nos dias em que há café da manhã e brunch, também é possível ir ao restaurante à noite, mas é necessário fazer reservas separadas.

Continua após a publicidade
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade