Viaje pela história ao visitar as fazendas cafeeiras de SP e RJ
Preparado para uma volta ao ado? Conheça a história do Ciclo do Café em antigas fazendas numa viagem embalada ao som da seresta
Por Da Redação
Atualizado em 3 dez 2021, 15h50 - Publicado em 22 fev 2017, 18h30
1/8 Nas seculares fazendas cafeeiras das montanhas fluminenses e paulistas, uma saborosa viagem pela história – regada a seresta e cercada por natureza. Clique na seta à direita do mapa e veja uma sugestão de roteiro de 18 dias. (Viagem e Turismo)
2/81. Vassouras (2 dias) Comece dirigindo-se à Cidade dos Barões para visitar (com agendamento prévio) suas fazendas, riquíssimas durante o Ciclo do Café, no século 19. (Divulgação)
3/82. Rio das Flores (2 dias) Fazendas bem-conservada r ecebem turistas. A 15 km, em Valença, a Fazenda Santo Antônio do Paiol também está aberta para visitas. (Reprodução/Facebook)
4/83. Conservatória (2 dias) A pacata cidade se enche de magia nos fins de semana, quando as vozes dos seresteiros ecoam pelo Centro Histórico. A 30 km, em Barra do Piraí, propriedades rurais e hotéis-fazenda recebem visitantes com atores vestidos em trajes de época. (Calino/Divulgação)
5/84. Visconde de Mauá (5 dias) Já fora do Vale do Café, esse gracioso destino romântico – formado por três vilas à beira-rio – virou um destino top da Serra da Mantiqueira. (Divulgacão/Divulgação)
6/85. Penedo (2 dias) Bem-vindo à Finlândia brasileira. A herança desses imigrantes espalha-se por construções de teto triangular, hotéis, lojinhas e chocolaterias. (Divulgacão)
7/86. Itatiaia (3 dias) Criado em 1937, o primeiro parque nacional do país recebe casais e famílias nas trilhas leves que levam às cachoeiras da chamada parte baixa – e premia os aventureiros que sobem à parte alta com a paisagem única do Maciço das Prateleiras e do Pico das Agulhas Negras. (Divulgação/Divulgação)
8/87. São José do Barreiro (2 dias) Pela Rodovia dos Tropeiros chega-se à cidade-base para conhecer outro parque nacional, o da Serra da Bocaina, e percorrer a Trilha do Ouro. A vizinha Bananal reúne outras fazendas históricas que viveram o Ciclo do Café. (Andre Penner)
Suba a serra para apreciar cafés produzidos em fazenda centenárias, ou para enveredar-se em trilhas e observar pássaros na natureza selvagem. Veja acima um roteiro de 18 dias pelo Vale do Café, Serra da Bocaina e Mantiqueira.