1/24 Patrimônio Mundial da Humanidade, Cartagena, na Colômbia, é famosa por seu centro histórico fortificado com 13 quilômetros de muros de pedras construídos a partir do século 16 (Norma Gòmez/Flickr/creative commons)
2/24 A maneira mais charmosa de conhecer a Cidade Amuralhada é em eios de charrete. À noite, a luz dos lampiões ilumina o trajeto (Proexport Colômbia)
3/24 Cheia de cores e histórias, Cartagena das Índias foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco (Thinkstock)
4/24 As casinhas com fachadas coloridas e sacadas com flores são um dos símbolos de Cartagena (Thinkstock)
5/24 Para proteger Cartagena, uma das cidades mais ricas da colônia, os espanhóis construíram quilômetros de muralhas no século 16. As muralhas cercam o centro histórico (Thinkstock)
6/24 A Puerta del Reloj é uma torre de 30 metros de altura com um relógio do século 19 que dá as boas vindas para quem chega à Cidade Amuralhada (Thinkstock)
7/24 Os canhões apontados para o mar são o destaque do Castelo de San Felipe (Eduardo Vessoni)
8/24 As vendedoras de frutas, chamadas de palenqueras, percorrem as ruas da cidade com seus vestidos coloridos e bacias na cabeça (Proexport Colômbia)
9/24 O Castelo de San Felipe é a maior fortaleza de origem espanhola em todo o continente. Sua construção começou em 1536 (Thinkstock)
10/24 Las Bóvedas, famosas por seus 47 arcos do período colonial, foram construídas para ser um quartel. Após uma restauração, o local hoje abriga bares e galerias de arte (Maria Teresa Mendoza)
11/24 As Ilhas de Rosário reúnem ilhotas de areia branca e mar azul-caribe (Divulgação)
12/24 A ilha fluvial de Mompos, no rio Magdalena, é um eio popular para quem visita Cartagena (Thinkstock)
13/24 Forte em Cartagena, um dos belos cenários da cidade (Thinkstock)
14/24 O Centro Histórico de Cartagena está repleto de construções históricas bem preservadas, que valem o clique do visitante (Jairo Paez Creative Commons)
15/24 O Centro Histórico de Cartagena está repleto de construções históricas bem preservadas, que valem o clique do visitante (szeke Creative Commons)
16/24 A Igreja de San Pedro Claver tem uma arquitetura interessante, além de estar localizada em uma praça agitada e bem frequentada (szeke Creative Commons)
17/24 O Centro Histórico de Cartagena é listado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Thinkstock)
18/24 O Centro Histórico de Cartagena é listado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Thinkstock)
19/24 O melhor de Cartagena é o conjunto arquitetônico colonial, localizado em sua zona histórica. A cidade também tem belas praias (Carmen Fukunari)
20/24 Palenquera, personagem simbólico da cidade de Cartagena (ProExport Colômbia)
21/24 Além de estar cheia de construções históricas lindas e bem conservadas, Cartagena também atrai os visitantes com sua atmosfera litorânea (Thinkstock)
22/24 Fachadas e balcões coloniais do Centro Histórico de Cartagena das Índias (Gabriele Croppi/Grand Tour)
23/24 Cartagena e seus belos cenários, que inspiraram obras do escritor Gabriel García Márquez (Kiko Nogueira)
24/24 Típico vendedor de frutas nas ruas de Cartagena, na Colômbia (Alexandre Azevedo, Belo Horizonte, MG)
Escondida entre muralhas, em pleno mar do Caribe, Cartagena das Índias é um dos mais belos e mais concorridos destinos turísticos de toda a Colômbia.
Seus apelos não se limitam ao clima descontraído típico de uma cidade caribenha, mas pela possibilidade de unir, em uma mesma viagem, atrativos que contam o ado colonial da região e um litoral cujos tons cromáticos dispensam apresentações.
Declarado Patrimônio Mundial da Humanidade, o local é famoso por seu Centro Histórico fortificado, com 13 km de muros de pedras construídos a partir do século 16, e pela bela sequência de casas coloniais que abrigam restaurantes típicos, animados bares e até pequenos hotéis-boutiques.
Gabriel García Márquez, escritor colombiano laureado com o Nobel de Literatura, mantinha uma casa de veraneio na região. Cenários da cidade histórica serviram de inspiração para obras como O amor nos tempos do cólera (1985) e Do amor e outros demônios (1994).
COMO CHEGAR
Partindo do Brasil até o aeroporto da capital, Bogotá, as melhores opções estão com a TAM e a Avianca. De lá, é possível pegar outro voo para a cidade, com empresas como a Lan.
ATRAÇÕES
O Centro Histórico da cidade é repleto de casarios coloniais bem conservados e coloridos, que encantam os turistas. A Cidade Murada, também repleta de história, é outro bom lugar para ear e relaxar. O eio até o Forte de San Felipe de Barajas, por outro lado, oferece uma visão privilegiada da região.
A Catedral de San Pedro Claver também tem arquitetura bem preservada. Na praça onde ela se localiza, é possível esticar o eio para conhecer bares e restaurantes – e curtir a noite local.
Se o desejo é curtir as ótimas praias locais, a melhor escolha são as Islas del Rosario, de um mar límpido e de um inescritível tom de azul.