Ceará Litoral Oeste: Lagoinha, Guajiru, Flecheiras, Lençóis, Icaraizinho
Praias, dunas, lagoas e balsas "com emoção" no pedaço mais bonito do litoral cearense

A maioria dos que visitam Jeri descem em Fortaleza, embarcam num 4X4 e tocam reto para a grande celebridade do Ceará. Razões para ansiar chegar lá não faltam. Mas o caminho também pode ser o destino. Nos últimos anos, várias praias dessa região desabrocharam, com pousadinhas charmosas, bons restaurantes e lugares incríveis (sem muvuca!) para velejar de windsurfe ou kitesurfe – a grande vocação do Ceará.
O melhor dos cenários é fazer essa viagem de 4X4. Assim, não apenas você pode chegar até Jeri por sua conta, como transformar deslocamento em eio (para isso, é fundamental viajar durante a maré baixa, sempre desviando dos trechos onde os carros são proibidos). Também dá pra chegar aos lugares dessa listinha pela estrada asfaltada. Veja onde parar:
1. Lagoinha
A cerca de 110km de Fortaleza, é quando o cenário começa realmente a ficar bonito, com dunas imponentes pontilhadas de coqueiros. Com tempo, você ainda pode fazer um pequeno desvio e tomar um banho morninho da Lagoa do Jegue, ideal para quem está começando a ensaiar as primeiras manobras de kite.
2. Guajiru
Guarde o nome dessa praia. Mais ou menos no meio do caminho entre Fortaleza e Jeri, é um dos principais novos pontos de kitesurfe do litoral cearense, com uma vantagem que outras praias da redondeza não tem: um vilarejo realmente bonitinho e (ainda) sossegado. Tem ótimo kite point, o GKC, hotéis bacanas e restaurantes bem aprumados, como Guajiru com Pimenta.

3. Flecheiras
Fica a 140 quilômetros de Fortaleza, no município do Trairi, coladinha no Guajiru. É a praia mais famosa entre Jeri e Fortaleza. Tem várias pousadas bonitinhas para receber turistas majoritariamente europeus, bons restaurantes (experimente o Mandarina e o Restaurante do Nonô) e até uma vida noturna animadinha, principalmente no verão e na temporada do vento (julho a dezembro, com auge entre agosto e outubro).

4. Lençóis Baleienses
Depois de cruzar o rio Mundaú numa balsa de enfartar gringo (uma plataforma de madeira pra um carro, com o por duas tábuas improvisadas), fique atento aos sinais ao ar pela praia da Baleia (ou veja a rota no Google Maps), a 180km de Fortaleza. Guardadas as devidas proporções, claro, o lugar faz jus à referência Maranhense. No começo da temporada do vento (que vem depois da época de chuvas), lá por julho, dezenas de lagoas azuis se formam entre dunas altíssimas. O lugar fica lindo no fim do dia, quando a areia ganha aquele tom dourado. Na medida que as chuvas cessam, a beleza Baleiense fica um pouco mais modesta. Ainda assim, vale ver!

5. Icaraizinho de Amontada
A receita é parecida com a de Flecheiras e Guajiru: um antigo vilarejo de pescadores, com sua simpática pracinha da igreja, que nos últimos anos viu chegar a turma das velas coloridas e está começando a entrar no mapa como uma alternativa mais barata e menos muvucada que Jeri. Tem dunas, coqueiros e lagoas nos arredores.