Imagem Blog

9 lugares desconhecidos que são perfeitos para ter experiências legítimas

Por Ludmilla Balduino Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 15h05 - Publicado em 21 jul 2016, 21h58
Borobudur,-Indonesia
Borobudur,-Indonesia (/)
Continua após publicidade

Para quem curte ter experiências autênticas em viagens, tem coisa mais chata do que se deparar com multidões de turistas, com suas máquinas fotográficas e sombrinhas e comentários bobos, acotovelando-se em todos os buracos de uma atração?

Não tem. Quem curte experiência autêntica a longe desses lugares (que costumo chamar carinhosamente de turistongos), que, de tão explorados, já dizem quase nada sobre a cultura local.

Booking.com realizou uma pesquisa com 10 mil leitores e descobriu que dois terços deles sonham em viver uma experiência de viagens completamente nova. Baseados no resultado da pesquisa, o site de reservas de hospedagens selecionou 9 destinos que, justamente serem desconhecidos pelas multidões, podem oferecer vivências legítimas:

1. Recanati, Itália

Recanati,-Italy

Fundada há mais de mil anos, a cidadezinha medieval (na Itália, o nome dessas vilas é paesino) tem apenas 20 mil habitantes e é repleta de chiesas e palazzos (como toda cidade italiana). Recanati é carinhosamente chamada de “Cidade da Poesia” por ter nascido ali o poeta Giacomo Leopardi (UAAAAAARW). Arte é o que não falta por ali: além de o Museu Villa Colloredo Mels ter uma pinacoteca que exibe obras de arte renascentistas, o Museu Diocesano de Arte Sacra também tem uma exposição bem volumosa.

2. Jaisalmer, Índia

Jaisalmer,-India

Continua após a publicidade

Localizada no Rajastão, Jaisalmer é apelidada de “Cidade Dourada” por sua arquitetura peculiar: as construções são maioritariamente feitas de pedras arenosas de cor dourada – de longe, parece até um grande castelo de areia, emergindo de uma planície da mesma cor. O forte da cidade é protegido por 99 bastiões (são essas paredes redondas da foto) – e dentro dele, há lojinhas – principalmente de bordados indianos – e um palácio real. Jaisalmer tem uma importância histórica de fazer qualquer historiador arrepiar-se de emoção: há 800 anos, a cidade funcionava como entreposto comercial na rota entre Oriente Médio, África e Europa.

+ Hotéis de luxo do Rajastão fascinam até mochileiros mais roots

3. Viljandi, Estônia

Viljandi,-Estonia

Se a Estônia já é um país mais tranquilo em relação às hordas de turistongos, a cidadezinha de Viljandi é mais tranquila ainda. Charmosa, a vila foi construída ao redor de um lago, em um vale, no século 13. Hoje, seus campos verdejantes, as ruínas dos castelos medievais e as construções históricas oferecem praticamente uma viagem no tempo. A cidade fica lotada em julho, quando ocorre um famoso festival de música folk.

Continua após a publicidade

4. Aït-Ben-Haddou, Marrocos

Aït-Benhaddou,-Morocco

Essa cidade fortificada era ponto de descanso de caravanas de comércio que circulavam entre o Saara e Marrakesh. Desde 1987, o lugar é tombado como Patrimônio da Unesco e, por isso, há apenas quatro famílias tradicionais vivendo dentro do forte. A maioria dos habitantes moram em construções modernas nas vilas ao redor do sítio histórico. Ao visitar Aït Benhaddou, você pode ter a impressão de que já esteve por ali. É que o lugar já foi cenário para dezenas de filmes, como A Última Tentação de Cristo (1988), A Múmia (1999), Gladiador (2000) e Babel (2006).

5. Borobudur, Indonésia

Borobudur,-Indonesia

Continua após a publicidade

Construído entre os anos 750 e 850, o complexo budista é o maior do mundo – compete com Angkor, no Camboja, e Bagan, no Myanmar. Ficou esquecido por séculos – principalmente por causa da expansão do islã na região – e foi restaurado pelo inglês Thomas Stamford Raffles. Em 1991, foi tomado como Patrimônio da Unesco. Durante a visita, que você vai fazer ao redor do santuário em sentido horário, repare nos detalhes esculpidos nas pedras: é de impressionar!

6. Uluru, Austrália

Uluru,-Australia

O maior monolito do planeta fica no meio do Outback, o deserto australiano, e é sagrado para a comunidade aborígene. Por isso, nada de escalar a rocha ao chegar ali. Mas você pode dar uma volta completa em torno da Ayers Rock (o nome ˜gringo˜ do Uluru) e entender a dimensão da coisa. Como é difícil chegar, não há muitos turistas no local. Para uma experiência completa, recomenda-se hospedar na região, em vez de fazer bate-e-volta de Alice Springs.

7. Barichara, Colômbia

Barichara,-Columbia

Continua após a publicidade

Impossível não ter o coração arrebatado pela cidadezinha colonial incrustada nas montanhas colombianas, com suas casas de paredes brancas e telhados vermelhos, construídos há 300 anos e que são tão bem conservados que parecem ter sido erguidos ontem. A história da cidade tem tudo a ver com a cultura latino-americana: diz a lenda que em 1702, um fazendeiro viu a Virgem Maria no alto de uma pedra, dentro de sua propriedade. Os locais construíram uma capela para celebrar o milagre. Três anos depois, um capitão espanhol fundou a cidade de Villa de San Lorenzo de Barichara, inspirado na palavra indígena barachalá, que significa “lugar para relaxar”.

+ Os cenários mais fantásticos da Colômbia

8. Vézelay, França

Vézelay,-

Aqui começa uma das inúmeras rotas do Caminho de Santiago de Compostela. Patrimônio da Unesco, a Basílica da cidade guarda relíquias de Santa Maria Madalena e, por isso, é um importante local de peregrinação. A cidade medieval de Vézelay foi fundada no século 12 e hoje é cercada por vinícolas, campos de girassóis e pastos verdinhos.

Continua após a publicidade

9. Flores, Guatemala

Flores,-Guatemala

Essa cidade fica à beira do lago de água doce Petén Itzá e serve como base, para a maioria dos turistas, para visitar as ruínas maias de Tikal. Mas um bom mochileiro sabe explorar as ruas retas, pontilhadas por casinhas coloridas. A vista para as águas calmas do lago são convidativas para sentar-se nos terraços das casas com os locais e conversar sobre a riquíssima cultura guatemalteca, a América Latina…

Siga-me no Instagram: @ludmillabalduino

Publicidade