Pacífico ou Caribe? Na Costa Rica você pode conhecer os dois
A natureza esbanja belezas nos mais de 1200km de praia de um país tão pequeno quanto rico em diversidade
Por Lívia Aguiar
Atualizado em 28 ago 2019, 14h31 - Publicado em 15 fev 2016, 15h38
Guiones (/)
Continua após publicidade
Apenas 120 quilômetros e uma cordilheira de montanhas separam o Caribe do Pacífico no ponto mais estreito da Costa Rica. O nome do país, aliás, foi muito bem dado, já que seus mais de 1200 km de praias, costões rochosos e manguezais apresentam paisagens riquíssimas, de encher os olhos. Em um único (e atarefado) dia, é possível ver o nascer do sol no Caribe enquanto toma café da manhã, depois subir até o topo de um vulcão, descer e chegar à costa Pacífico a tempo de uma piña colada enquanto assiste a um dos pores do sol mais coloridos que você vai ver na vida.
A costa do lado do oceano Pacífico é mais popular do que sua vizinha caribenha, mas as duas tem seu lado apaixonante. No Pacífico, o surfe é abundante, o clima é árido, quase desértico, os hoteis são mais luxuosos e o pôr do sol é invariavelmente cenográfico: o céu se pinta de todas as cores. Do outro lado, no Caribe, o mar é bastante quente, a natureza é mais exuberante, as águas são calmas na maioria das praias (mas algumas ficam favoráveis ao surfe de novembro a maio), há menos turistas e o nascer do sol é belo – se você conseguir acordar.
1/9 Povoada por surfistas e endinheirados imigrantes americanos e europeus, a praia Guiones, em Nosara, na costa do Pacífico, parece uma reencarnação caribenha de Malibu nos Estados Unidos, Byron Bay na Austrália ou a costa norte de Oahu, no Havaí.Sua faixa de areia é extensa tanto em comprimento quanto largura, dando muito espaço para surfistas de todos os níveis pegarem onda sem um esbarrar no outro. E tem esse pôr do sol aí. (/Wikimedia Commons)
2/9Puerto Viejo de Talamanca é a porta de entrada para as praias do sudeste caribenho na Costa Rica, quase na fronteira com o Panamá. Costumava ser um assentamento de pescadores até ser descoberto primeiro por surfistas e depois pelos hippies, que fizeram dali sua morada.Basta se afastar alguns metros das barracas de bambu tocando reggae ou reggaeton para encontrar restaurantes locais onde cozinheiras experientes preparam apimentados ensopados caribenhos, fazendas de frutas que atraem pássaros cantadores e praias ideais para o surfe e uma soneca. (/Wikimedia Commons)
3/9 Apenas 600 pessoas podem entrar no Parque Nacional Manuel Antonio diariamente. E ele também fecha às segundas feiras! Tantas regras valem a pena: a natureza está bem preservada e os turistas ajudam a tomar conta do Parque.Localizado na costa do Pacífico, o parque tem diversas praias de água cristalina e foi considerado um dos 12 parques mais belos do mundo pela revista Forbes em 2011. Hospede-se em Quepos, a apenas 7km do parque. (Tarrazu/Wikimedia Commons)
4/9 ível apenas por barco ou pequenos aviões, a Praia Tortuguero, na costa caribenha, fica próxima ao Parque Nacional Tortuguero, onde 4 espécies de tartarugas marinhas põem seus ovos. A região fica na costa caribenha e também abriga pássaros coloridos, macacos e até jaguares. (/Wikimedia Commons)
5/9 O Parque Nacional Corcovado, na costa pacífico, é parte da Área de Conservação de Osa e considerado uma das principais áreas de conservação do país. A National Geographic considerou-o o lugar mais biologicamente intenso da Terra em termos de biodiversidade. Essa abundância pode ser observada pelos turistas em caminhadas pelo entorno e tours guiados. (/Wikimedia Commons)
6/9 Os bons velhos tempos de vilarejo de pescadores continuam vivos nas praias do Parque Nacional Cahuita na costa caribenha. As ruas ainda são de terra e a praia de areia preta continua tranquila neste lugar que é o primeiro assentamento afro-caribenho da Costa Rica.A atmosfera convida a uma pausa para relaxar e ouvir o barulho do mar. A cidade em si fica em frente ao mar, mas não tem praia – uma caminhada de 5 minutos leva à Playa Negra e o Parque Nacional está a um eio de bicicleta de distância. (/Wikimedia Commons)
7/9Praia Santa Tereza é destino certo para surfistas. Além dessa área com pedras, retratada acima, a praia na costa pacífico da Costa Rica tem larga faixa de areia e ondas constantes.Na cidade há pousadas ecológicas, retiros de ioga e bons restaurantes que cozinham apenas com ingredientes orgânicos. (/Wikimedia Commons)
8/9 O atardecer dourado da praia Tamarindo, na costa do Pacífico, é bem acompanhado de bons drinks com o pé na areia. Alguns dos hoteis dessa praia ficam nas colinas e oferecem vistas excelentes do oceano e da vegetação do entorno. (/Wikimedia Commons)
9/9Puntarenas abriga um dos principais portos da Costa Rica do lado do Pacífico, além de ser a praia mais próxima a San José, capital da Costa Rica.Por isso, ela é ponto de partida para diversas praias da região e sua praia urbana é provavelmente a mais cheia que você vai encontrar na sua viagem. Ainda sim, é vazia se compararmos com o Rio e tem um belíssimo por do sol que está à sua espera. (/Wikimedia Commons)
A Costa Rica sabe cuidar bem de sua natureza: é o país com maior porcentagem de território regido por leis de proteção ambiental em todo o mundo e abriga 5% da biodiversidade do planeta. São 35 parques nacionais e oito reservas biológicas cujas superfícies somadas correspondem a 26% de seus 51 mil km²!
Além de todas essas vantagens, é o país mais estável politicamente da região, o que lhe rendeu o apelido de “Suíça da América Central”. Já pode começar a procurar agens para San José, a capital, e decidir em qual das duas costas você vai começar suas férias!